terça-feira, 30 de novembro de 2010

O QUE È PLACA DE ATEROMA?


A placa de ateroma è um depòsito de gordura que se forma e desenvolve no interior das artèrias

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As enzimas podem ser classificadas em seis classes:

Oxirredutases - Enzimas que catalisam reações de transferência de elétrons, ou seja: reações de oxi-redução. Ex: desidrogenases e as oxidases.


Tranferases - Enzimas que catalisam reações de transferência de grupamentos funcionais como grupos amina, fosfato, acil, carboxil, etc Ex: Quinases e as Transaminases.




Hidrolases - Catalisam reações de hidrólise de ligação covalente. Ex: As peptidades.


Liases - Catalisam a quebra de ligações covalentes e a remoção de moléculas de água, amônia e gás carbônico. Ex: Dehidratases e as Descarboxilases.



Isomerases - Transferência de grupos dentro da mesma molécula, formação de isômeros. Ex: Triose fosfato isomerase.



Ligases - Catalisam a ligação de duas moléculas com hidrólise da ligação, pirofosfato, na molécula de ATP (ou uma semelhante, igualmente trifosfatada). Ex: Piruvato carboxilase.



Especidade substrato/ enzima: O sìtio ativo



  • As enzimas sao muito especìficas para os seus substratos. Esta especificidade pode ser relativa a apenas um substrato ou a vàrios substratos ao mesmo tempo.
    Essa especificidade se deve à existência, na superfìcie da enzima, de um local denominado sìtio de ligaçao do substrato.
    O sìtio de ligaçao do substrato de uma enzima è dado por um arranjo tridimensional especial dos aminoàcidos de uma determinada àrea da molècula, geralmente comlpementar à molècula do substrato.


    COMPOSTO QUE È TRANSFORMADO POR UMA ENZIMA QUE SE UNE A UMA ZONA ATIVA, ONDE SE PRODUZ IMA CATÀLISE, QUE NO EXEMPLO CONDUZ A UMA FORMAÇAO DE PRODUTOS.

MODELO CHAVE-FECHADURA

No exemplo da figura abaixo, uma determinada àrea da proteìna, liga_se à tirosina fosfatada, que se adapta ao sìtio ativo da enzima tal como uma chave faz a sua fechadura.

Encaixe perfeito da enzima ao substrato. A proteina encontra seu substrato, se encaixa com ele, a enzima degrada o substrato, gera o produto e a enzima fica livre novamente.


MODELO DE AJUSTE INDUZIDO -> Prevê um sítio de ligação não totalmente pré-formado, mas sim moldável à molécula do substrato; a enzima se ajustaria à molécula do substrato na sua presença.